Toda a movimentação de boletos que faz na escola são registradas no banco através do arquivo de remessa. Neste arquivo você informa ao banco quais são os boletos que você emitiu, alterou e/ou cancelou.

ℹ️

Informação Importante

A remessa é gerada pelo DKSOFT, mas deverá ser enviada ao banco utilizando outros meios, por um outro programa ou site que é disponibilizado pelo próprio banco.
Se você não enviar a remessa, o banco não receberá a instrução para registrar os boletos.

O DKSOFT irá gerar a remessa nas seguintes ocasiões:

  • Novo Registro quando:
    1. imprimir um boleto com registro
  • Pedido de Baixa quando:
    1. Receber a parcela na escola
    2. Excluir parcela
    3. Cancelar curso
    4. Reparcelar as mensalidades
obs. todas estas situações são aplicadas somente às parcelas que já tenham sido gerado o arquivo de remessa correspondente

Como gerar a Remessa:

Para gerar a remessa vá no menu Finanças -> Boleto Bancário -> Gerar Arquivo de Remessa

finanças boletos remessa

Na parte superior da tela, você deverá selecionar de qual banco deseja gerar a remessa. Se você tiver mais de um banco cadastrado, é importante se atentar qual deles foi utilizado na hora de imprimir o boleto, pois a remessa só será gerada para ele.
Por exemplo, se imprimiu os boletos do Banco do Brasil não poderá gerar a remessa destes boletos para o Bradesco, a menos que imprima novamente os boletos para o Bradesco.
Basta utilizar o campo de data para selecionar o período de vencimento das parcelas que deseja registrar, e clicar no botão “Filtrar”.

Observe que existem duas abas nesta tela: Entrada de títulos e Pedido de Baixa.
Em Entrada de Títulos serão listados os novos boletos gerados, e em Pedido de Baixa serão mostrados os boletos que não serão mais cobrados pelo banco (parcelas excluídas, cursos cancelados, etc…).
Obs: Os pedidos de baixa são gerados automaticamente independente do período que filtrar.

Clique no botão “Gerar Remessa”, e será gerado um arquivo de texto dentro da pasta DKSOFT. É este arquivo que você deverá enviar para o banco junto com o PDF que gerou dos boletos no passo anterior.

 

Dica

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do DKSoft na área de trabalho e selecione a opção “Abrir Local do Arquivo” para entrar na pasta de instalação do DKSoft. Depois, precisará entrar na pasta do seu banco para localizar os arquivos de remessa.

1
2
3
4
5
6

Próximo passo: Ler Arquivo de Retorno