Cancelamento, Acordo de cancelamento ou bloquear aluno?
De Dksoft Wiki
Estas três situações são relativamente similares, mas ainda assim, não podem ser consideradas iguais, ou utilizadas sem distinção. Um fato que é pertinente à todas elas é que o aluno será retirado da(s) turma(s) em que estiver matriculado, e também terá o(s) horário(s) removido(s) da grade, caso esteja matriculado na modalidade interativo. Abaixo vamos entender melhor cada uma das situações.
Cancelamento
- Legalmente
- Assim que o aluno tem em mãos uma ficha de cancelamento, ele deixa de ter qualquer vinculo com a escola. Portanto não pode ser mais cobrado de qualquer parcela que tenha ficado em aberto.
- No Dksoft
- O aluno deixa de aparecer na lista de alunos inadimplentes.
- Todos horários são desmarcados, e ele é retirado das turmas também.
Acordo de Cancelamento
- Legalmente
- O aluno fica obrigado a quitar uma ou mais parcelas para que tenha o curso oficialmente cancelado.
- No Dksoft
- O aluno deixa de aparecer na lista de alunos inadimplentes, pois as parcelas que ele possuía foram canceladas e outras foram geradas em seu lugar. Este aluno poderá aparecer novamente no relatório de inadimplência caso atrase estas novas parcelas também.
- Todos horários são desmarcados, e ele é retirado das turmas também.
Bloquear Aluno
- Legalmente
- O aluno não cumpriu com sua parte no contrato (o pagamento das parcelas), então a escola pode bloquear o acesso dele às aulas.
- No Dksoft
- Todos horários são desmarcados, e ele é retirado das turmas também.
- Não será possível fazer novas matrículas para este aluno até que seja desbloqueado.
Quando utilizar?
- Cancelamento
- O cancelamento só deve ser feito quando o aluno vai até a escola solicita o cancelamento não possui nenhuma pendência financeira com a escola.
- Acordo
- O acordo de cancelamento deve ser utilizado quando o aluno vai até a escola e solicita o cancelamento, mas possui pendências financeiras com a escola, seja parcelas em atraso, ou uma multa/taxa de cancelamento por exemplo.
- Bloquear
- A opção de bloquear o aluno deve ser utilizada quando o aluno está com parcela(s) em atraso, e muito provavelmente não está frequentando mais a escola.